domingo, 4 de janeiro de 2009

..os trinta....

...sempre acreditei que a idade é apenas um número...contudo na sociedade fala-se muito de chegar aos 30, de que tudo muda, que há uma viragem, blah...blah...bhla...confesso que a proximidade da data me provocou alguma ansiedade. Houve uma altura que até já estava assustada e dizia meio a brincar que nesse dia me iria vestir de luto e provavelmente era melhor nem festejar. Nada disso, acordei sorridente e já que gosto de desafios que viessem os 30 com todas as suas mudanças. Isto mais parecia uma promessa séria de passagem à idade adulta!
Na verdade esse foi um dia feliz com 30 velas para soprar e, obviamente ,. sem mudanças significativas. Aliás eu já tinha tratado antes de mudar muita coisa na minha vida. Mas ali estava eu à espera de um sinal. Tempos depois parece que se deu o dito sinal, e deve ter sido um "stop" pois fiquei imóvel. Estava eu a banhos de sol ao pé da piscina a ver um grupo de adolescentes que se divertia frenéticamente (abençoada testosterona), quando um grita para os restantes: cuidado, não molhem a senhora! Porra, naquele momento apeteceu-me afogá-los um a um! Senhora! Em choque percebi que era a primeira vez que se referiam a mim daquela forma...ok, se calhar foi m,esmo uma questão de educação, pensei! Em frente e arrumei o episódio até à pouquíssimo tempo. Há uns dias na conversa com um amigo de quem gosto muito, ele refere-se a mim como uma mulher de 30 anos! Outra vez aquela sensação...sim é verdade sou uma mulher e realmente é a minha idade, mas dito assim a frio arrepiou-me. Já percebi que a sociedade também com ele desempenhou bem o papel. Provavelmente ele também acha que a vida muda aos 30.
Na verdade debruçei-me sobre o assunto e concluo que o trinta é um número mágico, se muda alguma coisa não sei, no meu caso concreto mudou muito e modéstia à parte para melhor. para isso deve ter contribuído o facto de até hoje nunca me ter arrependido do que fiz...nunca mesmo. Na verdade nunca antes tinha sentido tanta paz e serenidade , nunca fui tão honesta, nunca tive tanta vontade de abraçar a vida. Têm razão, mudou qualquer coisa, muita coisa, e decerto muito mais vai mudar com o passar dos anos. Só espero que os anos não me tirem a capacidade de sonhar e o meu optmismo.
Concerteza que todas as idades nos ensinam qualquer coisa e têm um brilho especial, provavelmente aos 70 o brilho será outro...Rugas? Sim, tenho vindo a descobrir algumas, mas ainda são de expressão, são dos bons momentos que passo a sorrir...
Quanto a ti amigo que me puseste a pensar que sou uma mulher de 30, tenho a confessar que me provocaste um arrepio, aliás tens-me provocado vários arrepios, mas sabes o que te digo: ainda bem que me conhesceste aos 30.....

1 comentário: