quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

..fé e religião..

Ao fim de tantos textos dá-me para falar de um assunto controverso e sensível: religião e fé. Não me devia pôr por este caminho complexo, mas não resisto! Tantas religiões e tanta falta de fé, vive-se uma crise de valores, onde já nem a fé parece estar presente.
Sou uma católica por baptismo, embora não praticante. Respeito todas as ideologias religiosas embora nunca tenha aprofundado nenhuma e discorde de alguns princípios, mas respeito. No que acredito? Já me fiz esta pergunta inúmeras vezes sem que tenha conseguido responder-me. Não sei, acredito no universo, nas leis da , natureza, da física, da química, qual cientista! Mas na verdade é que em situações de aperto, em aflição, já me vi a pedir ajuda com um :"ai meu Deus"! Já rezei por sentir que precisava e várias vezes fui à igreja para me sentir mais próximo de algo que não sei o quê, talvez por precisar de paz. Posso chamar a isto fé? Acho que sim, e no fundo a fé pode ser o caminho, a força, o impulso quando mais nada parece fazer sentido. Quantas vezes pensei que se tivesse mais fé podia ser tudo mais fácil. Mas a fé não se pede, conquista-se. A esta fé chamo acreditar, seja lá no que for, e realmente o mundo, as pessoas perderam a fé. A própria da fé está em crise, quando podia e devia ser ela mesma o motor de arranque para um novo caminho....
A verdade é que com entidades divinas ou sem, o mundo é composto de homens. As leis são as dos homens e é com pena que vejo que desde o princípio da humanidade se travam guerras, batalhas em nome da religião. Derrama-se sangue por aquilo a que chamam a terra santa. Vergonhosa esta batalha em nome de algo que devia significar união e paz. Há tanto para dizer sobre esta questão, e tantas questões. Se Deus existe? Tantos fazem esta perguntam e para outros é inquestionável. Quanto a mim, às vezes quero achar que sim, outras tantas, perante tamanhas injustiças parece-me que não. Mas também o que faria um só homem, mesmo dotado de inúmeros poderes, perante toda a humanidade?Podemos exigir-lhe que a omnipresença que vem descrita na Biblía seja real? Também ele foi um homem, dizem que foi o criador! Quantas vezes criamos aquela que parece a obra perfeita e vem a revelar-se um fracasso, mesmo depositando o nosso melhor na concepção. Agora basta multiplicar essa tentativa de perfeição pela humanidade. Pois é, parece que nem Ele é perfeito. Se calhar a Biblia convenceu-nos de uma perfeição e de um sentido de justiça que não está sequer à altura de entidades divinas, caso existam. Quando por vezes acredito na sua existência já me tenho zangado com Ele, numa relação que é só nossa, já O tenho acusado de estar a dormir, de não olhar para o lado, sempre com a fé de que ele me ouve...
E este texto surge depois de uma notícia que li no jornal. O Papa apelava ao jejum como forma de lutar contra as desordens da vida moderna. Gostava de poder responder a este senhor que vive no seu pedestal que jejum forçado é do que mais existe neste mundo moderno. Que neste mundo moderno o uso do preservativo é condição de sobrevivência e que este mundo moderno é o seu mundo. Talvez mais seu do que meu, é que de modernices percebe voçê, sua santidade, é que colecções de sapatos "prada" (que prefiro nem saber o preço), parecem-me o cúmulo do mundo moderno. Numa altura em que se tornou moderno atirar sapatos, descalçe os seus, atire-os em nome do combate à fome, à hipocrisia. Já pensou que um só par dos seus lindos sapatos alimentava tantas bocas? Pois é, o mundo é feito de homens, e voçê é só mais um neste mundo moderno em desordem....

Sem comentários:

Enviar um comentário