quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

..pressupostos..

..nós, os humanos, somos muito estranhos! Temos muitas vezes o hábito de complicar tudo. Juntamos as emoções e estragamos tudo. Fazemos filmes, sonhamos e pressupomos muitas coisas que não passam de imaginação. Presumimos que, achamos que, queremos que...e na maior parte do tempo esta presunção é somente um desgaste de energia, nada mais do que isso. Mas que raio de ideia presumirmos que podemos saber o que vai na cabeça dos outros. Muitas vezes nem das nossas emoções temos certezas quanto mais presumir o que vai na cabeça dos outros. Tenho feito o exercício de viver dia a dia sem grandes presunções, limito-me a receber o que me dão sem a expectativa e pretensão de querer mais. É não pedindo, não cobrando que sei o que me querem dar, é a forma mais honesta de conhecer os outros. Se não pedir, se não presumir nada posso acreditar que me estão a dar o que querem e não mais do que isso. Pressuponho que esta é a forma mais honesta de avaliar os que me rodeiam. Os pressupostos e a presunção já me levaram a ter algumas desilusões. A verdade é que algumas desilusões só acontecem porque o permitimos. Não é jogar à defesa, mas às vezes è bem melhor não presumir nada, e o que vier é, presumo, bónus...

1 comentário:

  1. ... creio ser um estado natural d'alma digna dos gemeos esse misturar... viver antecipadamente, presumir, achar, entender... Criar expectativas... Gerar respostas a perguntas ainda não formuladas.
    Seria bem melhor mesmo não presumir nada... e presumir que o que vier é bónus...
    Mas... e capacidade humana para tal?
    E força para anular os impulsos que nos estão entregues desde que ganhamos o estatuto de Seres Pensantes?...
    "e na maior parte do tempo esta presunção é somente um desgaste de energia"
    E quando não o é?? O que nos restaria? Viver de boca aberta, sempre surpresos por tudo?...
    Pressupor pode ser de alguma forma um "escuro"...
    E não cobrar nada... é tão dificil... Quando souber a formula para esse estado "inerte" de expectativa... por favor divulgue por aqui.
    Os "seguidores" e os curiosos agradecem...

    Fico na expectativa de poder experimentar tal estado...
    Presumo desde já que possa ser algo complicado...

    ResponderEliminar