sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 DE ABRIL...SEMPRE...


Em véspera daquele que considero um dos dias mais importantes da história deste nosso país de brandos costumes à beira mar plantado!
O dia que desafiou o percurso da história, o dia que se tornou na própria história! Depois de anos e anos de ditadura, de um regime autoritário que ia tornando Portugal num país iletrado e "orgulhosamente só" em contraste com toda uma Europa recheada de evolução cultural e intelectual..
Foram tempos onde a falta de liberdade e imparcialidade falaram sempre mais alto, nunca houve direito à opinião, à oposição! Tempos onde nem um grupo de amigos podia reunir-se na rua, correndo o risco de ser acusado de conspiração. Foram contudo momentos arriscados, mas mágicos, de reuniões secretas, clandestinas de gente que ousou discordar do regime. Para isso contribuiu bastante o assunto guerra colonial!
Apesar de tudo é a preocupação de alguns chefes militares que em 1973 começa a desencadear todo o processo que culmina com o golpe militar do 25 de Abril. Preocupados com questões que têm a ver com a sua carreira militar. Cria-se assim o movimento das forças Armadas, apartir de aqui e até ao dia 25 de Abril de 1974 seguiram-se muitas trocas de ideais, muitas reuniões secretas e muita coragem!
Lembrei-me de tudo isto por estarmos prestes a comemorar este dia da liberdade e porque nesta semana tive o prazer de trabalhar num especial dedicado ao tema. Também porque alguém que muito ama a liberdade hoje me disse: sabes, não me importo nada da idade que tenho, vivi em pleno este dia que fez história, foi com grande satisfação que pisei o Largo do Carmo para festejar. Foi fazer parte da história de um país! Quase que fiquei triste de não ter tido a oportunidade de viver esse dia! Já conheci este país livre, mas tenho pena da falta de empenho da sociedade civil, pena que se tenham perdido o espírito desta revolução, pena que haja pessoas que me digam que não votam. Será que não sabem o que custou alcançar esse direito?
Com toda a certeza existiram coisas boas e menos boas nos momentos seguintes, mas se hoje vivemos num país livre foi pela coragem de um povo. O povo português que parece ter-se esquecido da valentia de outrora, um povo que está um pouco tristonho, mas livre....


Madrugada de 25 de Abril de 74, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém:

"Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que quem quiser, vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui."

Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas da forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente.Depois seguiram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura.
Salgueiro Maia.

Sem comentários:

Enviar um comentário