quinta-feira, 2 de abril de 2009

Os coitadinhos

Há algumas coisas que me tiram do sério, enervam-me solenemente! Claro está que isto acontece com a maior parte das pessoas e por motivos muito variados. Ultimamente não tenho tido grande paciência para o mito do coitadinho. Coitadinho isto, coitadinho aquilo, coitadinho porque sim e, na maior parte das vezes, porque dá jeito. Coitadinho porque não se faz à vida, porque se vivesse dessa forma também eu era coitadinha. Coitadinho passou a ser um estatuto que me enerva. Deus me livre querer ser coitadinha Mas os coitadinhos estão em crescimento, alimentam o estatuto e lá vão sobrevivendo! O próprio governo lá se vai esforçando para os manter com esse estatuto. Aqui então salta-me a tampa! Eu que trabalho todos os dias e farto-me de fazer descontos obrigatórios, sou obrigada a contribuir para o aumento dos coitadinhos, esta nova espécie em franca expansão. Sinceramente fico arrepiada quando percebo que grande parte dos meus impostos servem para rendimentos mínimos. Rendimentos atribuídos a muito boa gente com saúde para trabalhar e que fica dignamente sentada com o cú no sofá, ou mesmo a jogar playstation e com boas viaturas paradas à porta. Depois dizem-me: epá não sejas insensível, essas pessoas têm 5 filhos. Pois têm, e vão ter mais se não lhes laquearem as trompas! Epá mas isso envolve a liberdade de cada um! E a minha liberdade de não querer alimentar isto, essa em democracia fica onde?
Concordo que numa democracia se ajude quem mais precisa, se lute por igualdade, mas que se use o bom senso! Atribuimos um rendimento mínimo de 800 euroa a um cidadão saudavel e damos uma reforma a um deficiente, que não pode trabalhar, de 100 euros. Isto é que é democracia? Talvez seja, num governo de "enconados" talvez isto seja o conceito de justiça...provavelmente eu é que não percebo!

Sem comentários:

Enviar um comentário