segunda-feira, 29 de junho de 2009

Todos e únicos...

Sou uma pessoa bastante tolerante, aceito que todos temos defeitos e respeito-os. Faço o melhor possível para perceber que todos somos diferentes e é essa diferença que nos torna únicos. Contudo há algo a que não sei como reagir, não tolero oscilações bruscas de humor sem motivo aparente. Não entendo o gosto pela "vitimização". Não sei reagir a isso por mais tempo que passe. Gosto de situações claras, daquelas em que se quer ou não se quer.
Talvez seja uma fragilidade minha não conseguir tolerar estas oscilações. Não me interessa. Se todos temos defeitos este é um dos meus. Limito-me a questionar uma única vez por preocupação e para evitar mal entendidos. Se não obtiver resposta não volto lá. Cada um sabe de si, cada um saberá o porquê. Não gosto de assuntos pendentes, não gosto do que fica por dizer e que quando é dito já é tarde para que faça sentido ou para que caia em esquecimento. Somos todos diferentes, há o que nos une e o que nos separe, há o certo e o errado, há que saber que todos temos defeitos, e que com alguns não conseguimos conviver....e por vezes devia haver a palavra desculpa. Errar todos erramos, temos dias melhores e dias piores, não temos é o direito de depositar as nossas frustrações nos ombros dos outros, isso jamais será um método.
Se faço é porque quero e tenho capacidade para assumir as consequências, nunca tenho medo de me justificar e a diferença é provavelmente essa! Não fiquei zangada, fiquei triste...

7 comentários:

  1. Ás vezes um simples pedido de desculpa faz toda a diferença...

    ResponderEliminar
  2. Existe a máxima de Vida; Quantas vezes dificil de cumprir de que " As Desculpas Não se pedem; Mas evitam-se"...
    Mas é claro que na condição Humana... o Erro é uma constante!! E quantas vezes a desculpa tem de sair... Mais importante que a Desculpa, são de facto as acções que sustentam a correcção do erro. Os momentos que se seguem depois do encaixe que erramos... E tudo o que apreendemos com esse Erro... com o impacto que o mesmo teve na Nossa Vida e na Vida de quem nos rodeia.

    As Oscilações de humor... Parece-me "estranho" um GEMEOS, não ter oscilações de humor... O importante é de facto não descarregar para cima de terceiros essa montanha russa de emoções...

    O fecho de ciclos... a existência de principios, meios e fins... Abrir novos ciclos, fechando outros... como tão bem retratavas no teu texto das CAIXAS trazidas do Passado...

    A capacidade de assumir consequencias... é algo raro... a maioria dos seres humanos, fogem a esse estado, de dar o corpo ao manifesto, ou como tenho por habito dizer, o Peito às balas!
    É algo duro de facto. Mas torna-nos... Tranquilos, no minimo de consciencia... Aquele acto de podermos deitar a cabeça na almofada e perceber que dividas, só mesmo as financeiras... Que no patamar humano, saldamos todas as dividas, quanto mais não seja, por sermos claros, francos, directos...
    Por vezes é um erro... Porque esse esclarecimento das situações menos claras, pode (quase sempre) magoar alguém... e quantas vezes, não sabemos nós próprios que nos vamos magoar, esclarecendo??
    Mas... é daquelas dores que perfiro ter a Viver de outra forma qualquer...

    A mensagem final, é para mim das mais preocupantes... A Zanga é algo muito fisico... o coração que dispara, a adrenalina que sobe, o sangue que ferve, o grito que se dá... O murro, o empurrão... é um estado fisico; logo o seu impacto é (na minha opinião) perfeitamente contornavél. Já a tristeza... é um estado d'Alma... Isso é uma marca... Nem sempre facil de ultrapassar...

    Permite-me a ousadia de um desconhecido...
    Um Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela sua escrita;) Obrigado, é um comentário digno de estar como post na página principal! Sabe o que lhe digo: a importância dos acontecimentos é sempre da nossa responsabilidade e tudo na vida é aprendizagem. Umas vezes surpreendem-nos outras desiludem-nos mas desde que estejamos bem com o nosso "eu" tudo se ultrapassa....

    ResponderEliminar
  4. Ja comentei com uma pessoa que já vivi esse " Filme", bastante doloroso tenho-te a dizer. Agora o que resta é , olhar em frente e esquecer. Porque quando pensamos que realmente as pessoas gostam de nós e que nos querem bem , por vezes nao é assim. É tão estupido pensar que as pessoas têm inveja umas das outras, mas a verdade é que isto é um facto. Como a velha máxima diz " Vivendo e aprendendo". E no fim se for um Simples periodo mais conturbado dessa pessoa, ela volta, ela arrepende-se e ela pede Desculpa. Aguarda . Contigo Sempre*

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente, não tens de agradecer...
    Talvez o contrário possa ser verdade...
    Tenho vindo por aqui, ler, sorrir, emocionar-me... enfim...
    Tenho vindo por aqui a este lugar, um espaço onde me perco, me encontro... e às vezes consigo ser indiferente, mas regra geral... Mexe em qualquer coisa.
    E... "a importância dos acontecimentos é sempre da nossa responsabilidade e tudo na vida é aprendizagem"
    É uma grande verdade

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Podemos ficar chateados, podemos ficar tristes... mas todos temos no nosso fundo a capacidade de PERDOAR e voltar a receber com um abraço.
    As pessoas simplesmente têm de merece-lo, de humildemente reconhecer que erraram, têm de querer merece-lo, e quando assim o fazem, cá estão pessoas como tu com um enorme sorriso para as receber!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  7. ... E daqui se inicia a traca de experiências...

    Há expressões que me fazem alguma confusão... VERDADE & PERDÃO!! São duas dessas expressões que me "incomodam", por ter na base das minhas experiencias enquanto ser humano... alguns factos que me levam a não entender o verdadeiro significado das mesmas...
    Percebo sim que na generalidade das vezes, o Ser Humano, assume Direitos consagrados (em qualquer lado... talvez na genese...) de poder errar... Pois no fundom todos têm a capacidade de "perdoar"...

    Pois... Até que não discordo do lugar ao "perdão"... daí ao retorno do Abraço... Depende muito do impacto da tristeza, ou da zanga...

    E... com este ultimo paragrafo, sei que não me é dado qualquer mérito... por ser uma verdade de La Palisse.

    As diferenças ideológicas e conceptuais quanto à forma como encaramos esta coisa do VIVER... são salutares e fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do ser humano. O que fazemos dessas mesmas diferenças, o que queremos mudar, não nos outros ou no mundo; Mas tão somente em nós próprios, porque "o caminho faz-se caminhando" e os primeiros passos devem ser dados para dentro de nós (é a minha opinião apenas)... Aí creio que reside a essência de tudo.
    Perdoar... Já perdoei e muito, e os mais complicados Erros... As mais absurdas desculpas, as mais estranhas posições e violentações à minha integridade moral, intelectual... à minha condição de comun-mortal...
    O Abraço... o retorno... O merecimento... isso... Catano... Nem sempre consegui, por mais que viva em desconforto por não conseguir atingir esse tão "nobre" patamar humano.
    As vezes como escudo, outras por "orgulho"...

    A Verdade (e é a tal expressão que tanto que incomoda...) é que nem sempre sabemos quando, como e em que momento ou a que custo, devemos deixar cair as nossa defesas e por-mo-nos a Nu... de "peito às balas" prontos quem sabe... para termos novamente de levar com a condição humana dos outros... tão mortais e comuns como nós próprios de ERRAREM de novo...

    E se nada disto fez sentido... entendam apenas como um simples desabafo...


    Cpts.

    ResponderEliminar