segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rotundas e burros...

Já não é a primeira vez que falo aqui sobre rotundas. Desta vez acrescentei um burro à história, também podia ter sido um camelo, mas já que estamos em fim de legislatura não quero que achem que me estou a pôr com o Mário Lino.
As já famosas rotundas são uma forma ainda recente e na moda de escoar trânsito. As regras continuam sem ser cumpridas, mas o pessoal já não se imagina sem elas. Noutros tempos seria impensável construirem-se estruturas redondas no meio das estradas. Compreende-se, foi a evolução, o crescimento do parque automóvel. Imaginem pôr um burro de palas nos olhos às voltas numa rotunda. Pobre animal, os burros são para andar em frente e as ditas palas permitem que se concentrem no caminho. Ai, as estradas realmente evoluíram bastante, nós é que não. Quantas vezes ficamos às voltas com determinada coisa e não nos permitimos olhar em redor todos os caminhos disponíveis, quantas vezes recusamos teimosamente tirar as palas, quantas? Pura tontearia de quem já devia ter percebido que sem vislumbrar horizontes pode dar voltas e mais voltas sem encontrar a saída. Uma volta e outra, uma volta que volta na volta, volta. Uma volta que por mais voltas que se dê não tem volta a dar-lhe. Há momentos tão circulares como rotundas. Há momentos onde se pergunta: "e o burro sou eu?" Quanto a mim tenho a resposta, depois de muita volta sem volta, eu já fui o burro. Felizmente percebi a tempo que tanta volta só poderia levar-me a ficar tonta e desorientada. Atirei as palas para longe, recusei andar para trás e sai na primeira à direita. Porquê? Nem eu sei, talvez porque era a saída mais próxima, e o desejo de viver era muito. Sobrevive-se entre cada volta, mas perde-se muito por teimosia. Ninguém aguenta andar às voltas tempo sem fim, para no final ir sempre parar a algum sítio por onde já passou. São assim as rotundas, as histórias circulares e alguns burros que por lá andam.....


E um dia chegou uma "new soul"

2 comentários:

  1. Bolas...
    Como eu gosto de te ler...

    O "Raio da Moça" escreve assim de forma como se... eu me estivesse a ler a mim... Ou na practica... Não o escreveria eu assim tão directa e obviamente...

    Cpts...

    ResponderEliminar
  2. É que no fundo são histórias transversais, fazem parte da vida de todos nós:)
    Boas ou más um dia serão simplesmente uma história...
    Obrigado!

    ResponderEliminar