sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Isto não pode ser verdade!

Oh my God!!!
E se de repente numa conversa um amigo nos diz: "eu até sei porque é que estás sozinha"!!!
Até balancei!
Sabes? Venha de lá essa resposta!
Começa por me dizer que , se calhar, estou sozinha porque quero, porque não olho à volta e sou muito exigente. Talvez!(Onde é que eu já ouvi isto?!).
Mas na continuação da conversa acaba por me dizer que "eu assusto os homens". Agora quem se assustou fui eu! Mas que raio de opinião é esta. Eu assusto os homens? Isto tem de ser bem explicado!! Eu que vivo sossegada no meu canto, não ando propriamente a assustar homens com qualquer espécie de atitude.
Felizmente parece que não é nenhuma atitude minha, até porque como diz eu nunca deixo que se aproximem para lá da distância de um braço...tem piada, nunca tinha pensado nisto. Mas também não sou nenhum "bicho do mato", se não deixo aproximar é mesmo porque ainda não apareceu alguém a quem me apetecesse abraçar!A quem me apeteça reduzir amorosamente a distância do braço, é que um braço esticado também se verga com vontade!
Cada vez estou mais baralhada com esta conversa.
E lá vem a explicação, afinal não são as minhas atitudes, é o meu modo de vida e as minhas convicções. Diz-me que o facto de ser uma mulher independente, inteligente e que sabe muito bem o que não quer, não joga a meu favor. Mas como não? Afinal, modéstia a parte, isto parecem-me qualidades. Pelos vistos, segundo diz, os homens assustam-se com a minha determinação. Querem mulheres que possam proteger e que não levantem grandes questões, que possam dominar. Não querem desafios, mulheres como eu dão trabalho!
Estou em choque, de imediato lhe pergunto se essa também é a sua visão. Responde-me que não, mas que é uma excepção.
Esta conversa não deixa de me desiludir. Mas que querem os homens? Ou saberão o que querem? Eu espero que isto se venha a revelar um equívoco, não imaginava esta perspectiva. Estarão os homens tão inseguros que procuram princesas frágeis e desmioladas como forma de se sentirem úteis e capazes? Espero bem que não, porque isso vai fazer com que fique sozinha, até porque princesa não sou, desmiolada muito menos e sempre me soube desenrascar sozinha. Não precisarei com toda a certeza de um homem inseguro, Deus me livre! De nos sentirmos apoiados e protegidos todos gostamos, mas sempre numa partilha. Se estes homens existem então eu realmente assusto os homens com muito gosto!!!!
E para rematar só digo que isto não pode ser verdade, nem uma coisa, nem outra....
E claro está que acredito que todos somos diferentes, esta é uma perspectiva de alguns homens, felizmente penso que sobram os outros. Nunca gostei de preconceitos, esta foi só uma visão que respeito e acredito que exista. Acredito que no dia em que eu deixar que alguém contrarie a distância do braço será porque sei que não se vai assustar. Será porque tal como eu gosta de desafios, e ser feliz é um grande desafio!!!

2 comentários:

  1. Comentando tanta coisa como o tenho feito...
    Teria de conhecer melhor o personagem real, para além do que se vai mostrando por aqui, para poder tecer juizos e "avaliações" sobre a aplicação practica da analise do amigo que sugere o "SUSTO"... Na practica sendo excepção não se assusta... e consegue avaliar essa faceta...

    No entanto... creio demasiado redutora...
    Por vezes, estamos sós por tantas razões... mesmo um par delas que nós proprios desconhecemos... Estamos sós muitas vezes, pelas "nossas caixas", as que teimosamente não fechamos bem...
    Estamos sós porque não nos preenchem... Estamos sós porque os braços, por mais que se estiquem, não nos alcançam... mas apenas e só porque não têm de nos alcançar.
    E bolas... Porque raio teremos de "passar" a imagem de que queremos desesperadamente deixar de estar sós? A imagem num outro texto retratada, do/a "encalhado/a"...

    E o papel do "macho dominante"... é algo que me assusta demasiado... uma analise muito antropologica... demasiado SIMIO para o meu gosto... E conheço uns quantos é um facto...

    Mas também conheço bastantes excepções...
    Mas o que me irrita mais profundamente é esta necessidade de catalogar... A é da especie X e B da especie Y.

    O que somos, a forma como lidamos com os outros, a forma como deixamos que os outros lidem connosco... deve-se a um cento de factores... Essencialmente às nossas experiências, à nossa formação, ao nosso berço... tudo isso molda a nossa forma de estar e de ser perante os demais...

    Encontro-me naquele ponto em que me irrita cada vez mais esta segregação de generos e de formas de Ser...
    "Os Homens, As Mulheres, As Bichas... São assim ou assado... "
    "Este é o comportamento tipico de um Homem, ou de uma mulher, ou de uma bicha doida... "

    Ora não é que falamos sempre do mesmo? Seres?
    Sim... ok... vais dizer-me o que muita gente me vai dizendo... que sim somos todos Seres, mas há comportamentos e situações que não são tansversais e são "exclusivas" do Genero A ou B... em limite do C (as bichas doidas, por quem nutro o maior respeito... Hum... dito isto fiquei preocupado... será que tenho uma bicha aprisionada no meu 1,87 de homem??)...

    Mas no fundo... O essencial deste "exercicio" é tão banal quanto isto...
    "Assustamos" - Enquanto Seres!!
    Sim, e "Assustamos" - Homens; Mulheres; Bichas; Cães e piriquitos...
    (Em tempos... existiu na minha vida um cão... que me fugia... sem que nunca lhe tivesse feito ou dito nada... Mas fugia ganindo, como se lhe tivesse dado pontapés até à exaustão... foi uma marca enorme na minha vida... pensei algures no tempo que era a minha forma de ser Independente, inteligente e que sabe muito bem o que não quer... me fazia estar afastado do Melhor Amigo do Homem... Até que apareceu um Cão que gostava tanto mas tanto de mim, que sempre que me via, tentava procriar na minha canela... Hum... afinal... a coisa não é assim tão linear...)

    Mas como fazia referência no inicio... teria de conhecer a personagem... ou talvez mesmo as personagens, envolvidas na conversa que motivou este Post... Porque a leitura do Amigo é igualmente curiosa...

    Bom... falei demais outra vez...
    Vou ver se encontro o cão procriador... a minha canela chora de saudade :)

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, parece-me que esta teoria é cada vez mais verdade!! Pelo que tenho visto ultimamente as mulheres independentes, inteligentes, que sabem perfeitamente o que querem, e melhor ainda, o que não querem, parecem efectivamente assustar os homens. Onde está o especimen destemido que enfrentava duras batalhas para ficar com a sua princesa? Amedronta-se e foge com o rabo entre as pernas lá porque a princesa evoluiu? São tão destemidos e assustam-se com uma mulher decidida? Ou será que têm medo que lhes façamos sombra? Que ganhemos mais do que eles, que sejamos mais bem sucedidas, mais populares...whatever!!!
    Será que o verdadeiro amor perdeu o significado? e que deixamos de valer alguma coisa pelos nossos valores morais e convicções? Só servimos se formos umas tontas a quem podem proteger? Ou por outro lado se formos umas "cabras" que lhe dêm cabo do juízo?
    Já não se pode ser normal e viver na normalidade de um casal em que o entendimento pessoal e o amor é muito mais importante que tudo o resto?
    No outro dia disseram-me que amar não chega!!! Não chega?? Perderam o juízo? Isso é tão só e simplesmente a base!!!
    Chego à fantástica conclusão que está tudo louco!!

    ResponderEliminar