sábado, 22 de agosto de 2009

Novelas mexicanas

"A Alice viu o seu namorado chegar, depois de mais um dia de trabalho, e ficou a saber que no dia seguinte ele ia abandonar todo aquele projecto, ia sair de casa! Mas o que se terá passado, tudo parecia correr bem! Até hoje não sabe o que se passou. O Filipe saiu de casa e apenas pediu desculpa por aquela não ser a vida com que sonhava. Não se sabe se já encontrou os seus sonhos, mas os da Alice ficaram desfeitos..."

" A Sofia depois de muitos telefonemas e recusas decidiu ir encontrar-se com o seu caso clandestino. Decidida a acabar de vez com algo que sabe não querer para a sua vida. Os momentos de puro prazer jamais compensarão a falta de estabilidade emocional que este caso lhe provoca. Ela escolhe propositadamente os locais onde toma decisões. É um vício antigo! E desta vez encontraram-se em Monsanto. Foi o mote para um longa conversa onde ela lhe explicou que, com todo o respeito por quem ali trabalha, ela não é uma daquelas senhoras, e que ele a tratou como tal.
À mesma hora a mulher do dito senhor estava em casa a cuidar do filho de ambos enquanto ele fingia estar atrasado no trabalho. Até porque aos olhos de todos eles são o casal perfeito, a família feliz...."

"A Rita andou meses e meses a alimentar uma ilusão. Tinha saído de uma relação complicada e finalmente alguém a fez sorrir. Foram muitos sorrisos, muita empatia e muita vontade. Mas essa vontade não era a mesma para os dois lados. Veio a desilusão, veio o derradeiro confronto com a realidade, veio a conversa séria. A Rita teve de ouvir a dura realidade: por mais que fosse especial, jamais deixaria de ser somente a amiga. Desistiu, seguiu o seu caminho e penso que depois de uma amizade tão especial não mais voltaram a encontrar-se..."

"O Carlos descobriu que afinal a paixão da sua vida, aquela por quem sempre tudo fez, afinal não estava disposta a acompanhá-lo no seu novo percurso profissional. Primeiro estranhou, depois acabou por perceber. Um dia, contrariando todos os seus valores, deu uma espreitadela nos muitos sms do telefone da Xana. E mais parece que quem espreita onde não deve vê o que não quer. Ou deve! A verdade é que aquele amigo de sempre era muito mais amigo da Xana do que se podia prever. O Carlos seguiu a sua carreira no estrangeiro, partiu sozinho. A Xana ouvi dizer que vai agora ser mãe.

"A Ana lutou contra tudo e contra todos por um amor que sabia todos desaprovariam. Mas sempre acreditou que o amor tudo move e consegui andar com este amor em frente. Felizes, muito felizes, a família aumentou e continuaram o seu percurso. Curta esta vitória do amor. A Ana perdeu o seu grande amor, subitamente e nos seus braços. Vida injusta. Ficou a prova desse amor, a força que a faz caminhar! A vida tem de continuar mesmo quando perdemos os que mais amamos e isso é talvez a maior prova de que temos a capacidade de ultrapassar tudo o resto. A Ana continuou a sua vida e provou que o amor vence sempre que houver vontade..."

Quando achamos que alguns episódios da nossa vida mais parecem uma novela mexicana mal dobrada basta-nos olhar para o lado. As novelas mexicanas, de contornos recambolescos, não são mais do que episódios da nossa vida tão real!
Como costumo dizer: também a minha vida dava um belo argumento, e ainda bem, pois isso só prova que sou uma pessoa normal. Ilusões, desilusões, vitórias fracassos e muitas emoções. A grande diferença está na forma como conseguimos ultrapassar estas histórias. Quanto a mim, felizmente, nenhuma das minhas me fez desacreditar do quer quer que seja! Já ri, já chorei, já ganhei, já perdi, já tudo...e isso só me tornou numa melhor pessoa. Hoje, aquilo que muitas vezes me fez chorar, não é mais do que uma ténue recordação sem importância. Já muitas vezes ri da extrema importância que atribui a alguns assuntos em determinado momento. O tempo tudo muda e quase tudo resolve. No fundo os assuntos têm somente a importância que lhes atribuímos, às vezes temos de os ignorar para que deixem de ter importância. Enquanto lhes dermos importância estamos a alimentá-los, a dar-lhes vida!
Numa qualquer versão mexicana: incha, desincha e passa, que águas passadas não movem moinhos e a nossa verdadeira felicidade jamais dependerá de outrem...Mais episódios se aguardam. Por sorte até nas novelas mexicanas há finais felizes.
Se nada é por acaso cada episódio tem o seu valor e a aprendizagem, até vos contava alguns dos meus, mas corria o risco de um dia ganhar o prémio da melhor novela da América Latina. Sorriam amigos que a vida é tão melhor quando somos felizes...

Sem comentários:

Enviar um comentário